ÚLTIMO LOTE

O MAC_BAHIA, desde a sua abertura em setembro de 2023, vem travando diálogos em instâncias e linguagens diversas dentro do campo das artes visuais e transversalidades com foco nas urgências relacionadas aos desafios socioculturais da atualidade, sempre nos preocupando em promover o conhecimento e respeito aos bens culturais e ao nosso patrimônio histórico.

Maria Helena - Diretora do Museu

Neste mês celebramos 1 ano e nada melhor que presentear o público com uma nova exposição: ÚLTIMO LOTE. Uma mostra coletiva com obras oriundas do MAM – Museu de Arte Moderna da Bahia, que passaram a integrar o nosso acervo já que se conectam em época e conceito à arte contemporânea. Complementarmente, estas vêm suprir algumas lacunas com as quais temos nos comprometido, como o aumento do percentual (se comparado com os dados do acervo original) da participação de artistas negros, mulheres, baianos e jovens. Trata-se, portanto, de um que recorte traz esses frutos em aproximadamente 70% da sua composição com muitas obras criadas a partir de 2020, com abordagens e narrativas atuais e de maior coerência com nossa linha de pensamento.

Sob a curadoria de Daniel Rangel, ÚLTIMO LOTE apresenta um novo conjunto de obras que estão sendo transferidas do MAM Bahia para compor o acervo permanente do MAC_Bahia. A seleção foi pautada por obras incorporadas ao acervo estadual a partir de 2008, após o encerramento do Salão como política de aquisição do MAM, até 2022, ano anterior a abertura do museu contemporâneo. Além disso, foram observadas as trajetórias dos artistas, as abordagens temáticas e ainda o ano de produção das obras selecionadas.

Ao todo estão sendo transferidas 52 obras de 44 artistas, sendo 27 baianos que ampliam a representatividade do acervo do MAC_Bahia, com a inclusão de novas vozes e discursos. Obras, que diferentemente do Acervo Inicial, estão mais próximas das questões pertinentes ao momento presente e ao contexto local onde está inserido. Artistas com diferentes percursos, em distintos estágios da carreira, que trazem um frescor de contemporaneidade às possibilidades narrativas do museu.

ÚLTIMO LOTE segue em cartaz até o Carnaval 2025, com visitação gratuita, aberta ao público de terça a domingo, das 10h às 20h.

Obras selecionadas

Crédito das fotos: Naiade Bianchi

Crédito das fotos: Naiade Bianchi

Crédito das fotos: Naiade Bianchi

Crédito das fotos: Naiade Bianchi

Crédito das fotos: Naiade Bianchi

Crédito das fotos: Naiade Bianchi