Museu Tempostal

Em 1995, o Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria da Cultura e Turismo, adquiriu a coleção particular de Antônio Marcelino do Nascimento (1929-2006), construída com perseverança durante 40 anos.

O acervo é apresentado ao público em 05 de novembro de 1997, data em que é inaugurado o Museu Tempostal em um sobrado do século XIX, antigo ponto comercial do conde português Pereira Marinho.

Apresenta cerca de 40.000 imagens, entre postais, estampas e fotografias, sendo 30.000 da coleção reunida pelo sergipano Antônio Marcelino. As peças, datadas do final do século XIX e meados do século XX, representam imagens de valor histórico, artístico e documental, não só da Bahia e do Brasil, mas também de diversos países do mundo, sobre as mais variadas temáticas.

Destacam-se na coleção as imagens representativas da Bahia Antiga, retratada por fotógrafos estrangeiros e nacionais de renome entre o m do século XIX e 1930, os cartões-postais da Belle Époque, pela beleza e variedade dos materiais utilizados na confecção das peças, e as estampas do Sabonete Eucalol. Lançadas pela Perfumaria Myrta em 1927, eram objeto de fascínio entre os jovens da época. Por apresentar textos explicativos sobre vários temas nas estampas.

O museu está instalado em um sobrado do século XIX, antigo ponto comercial do conde português Pereira Marinho, e dispõe de três andares, dois na parte frontal do edifício voltado para a Rua Gregório de Mattos, e três andares na parte anterior voltada para a Praça das Artes.

O Museu Tempostal integra os espaços administrados pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA).

Visitação do museu

De terça a domingo, das 10h às 18h

Endereço

Rua Gregório de Mattos, 33, Pelourinho, Salvador (BA)

Telefone

(71) 3117-6383

Atualmente, o museu conta apenas com exposiçoes temporárias.