Museu de Arte Moderna da Bahia

O Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-Bahia) é uma referência local, nacional e internacional das artes e da cultura da Bahia, ocupando a antiga Quinta do Unhão, originária do século XVII que é tombada desde 1943, inscrita nos livros do Tombo Histórico e no Livro do Tombo das Belas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

A área ocupada pelo MAM-Bahia tem mais de 400 anos de história, desde a época de fundação da Cidade do Salvador, já que existem registros históricos sobre o local desde 1584. Além de ser considerado o principal espaço para a arte contemporânea da Bahia, ao longo da sua existência de 62 anos (1960-2022) como Museu, o MAM-Bahia já sediou centenas de mostras temporárias simultâneas, exposições permanentes, eventos artísticos de diversas linguagens (música, dança, teatro, vídeo, cinema e artes plásticas) e possui um programa permanente de ações educativas.

A “Jam no MAM” (jam session produzida pela Huol Criações) se destaca entre os projetos realizados no Museu com grande repercussão na cena musical/cultural baiana e outros temporários como o ‘Pinte no MAM’, além de dispor de um Café e uma Sala de Cinema (atualmente sob concessão do Circuito de Cinema Saladearte). O MAM-Bahia é também um dos principais pontos de visitação turística da capital baiana. Sua frequência chega a cerca de 200 mil pessoas/ano.

Devido à localização geotopográfica o Conjunto do Unhão está implantado sobre aterros no mar e no final de um grande declive, na base da falha geológica de cerca de 70 metros de altura do nível do mar que divide as Cidades Alta e Baixa, em Salvador. Por isso e pela proximidade do mar, a manutenção do complexo precisa ser constante. Somente as áreas técnicas, administrativa, cinema e café e os arcos construídos na parte mais alta, sob a Avenida Contorno projetada pelo arquiteto modernista baiano Diógenes Rebouças (1914-1994), estão assentados sobre rochas.

O conjunto arquitetônico do MAM é originário de um complexo agroindustrial do mesmo protótipo dos engenhos de açúcar, com casa-grande, capela, senzala, armazéns e cais, que atendiam à função de receber e exportar a produção açucareira dentre outros produtos do Recôncavo. O solar, do século XVII, em alvenaria de pedra, com arcadas de tijolos no térreo, desenvolve-se em três pavimentos, sendo o último construído no século XIX.

O acesso ao casarão se dá através de ponte de arcos onde existem barras de azulejos portugueses do século XVIII, de ornamentação barroca. A capela de Nossa Senhora da Conceição, tem características típicas das igrejas matrizes do período, com a particularidade de possuir nave e capela-mor da mesma largura e altura. Sua fachada, em rococó tardio, é provavelmente dos oitocentos, com fonte, aqueduto, chafariz em arenito com carranca e conchas superpostas.

Além dos espaços expositivos do Casarão, da Capela e da Galeria 3, Espaço Lina, e a Livraria (sob concessão da Caramurê Publicações) o MAM detém dois grandes pátios externos: o Pátio do Pôr do Sol (cerca de 1.600 m²) e o Pátio da Mangueira (cerca de 560 m²) totalizando mais de 2.500 m² de áreas livres se somado ao estacionamento superior. Além disso, dispõe ainda do Pátio do Flamboyant (cerca de 100 m²) e, ainda dentro do Parque, a Sala Rubem Valentim onde estão instaladas 50 obras deste importante artista visual baiano, além de uma linha do tempo e reproduções de documentos históricos do artista.

O Acervo do MAM-Bahia reúne não somente obras de arte modernista e contemporânea, mas também de arte popular. São pinturas, esculturas, fotografias, assemblagens, gravuras e desenhos, entre outras linguagens. Estão presentes na coleção do MAM: Tarsila do Amaral, Cândido Portinari, Flávio de Carvalho, Di Cavalcanti, Alfredo Volpi, Djanira Mota e Silva, Rubem Valentim, Pancetti, Querino da Silva, João Alves, Burle Marx, Carybé, Mário Cravo Jr., Carlos Thiré, Carlos Bastos, Sante Scaldaferri, Clóvis Graciano, José Rebolo, Calasans Neto, Darel Valença, Chico Liberato, Genaro de Carvalho, Jenner Augusto, Aloísio Magalhães, Francisco Brennand, Fayga Ostrower, Tomie Ohtake, Yêdamaria, Hansen Bahia, Frans Krajcberg, Cristiano Mascaro, Mário Cravo Neto, Juarez Paraíso, Juraci Dórea, Almandrade, Bel Borba, Jayme Figura, Márcia Magno, Bob Wolfenson, Goya Lopes, Caetano Dias, Ieda de Oliveira, Marcia Abreu, Vinicius S.A, Rebeca Carapiá, Márcia Ganem, Ane Ganzala, Bauer Sá, Nádia Taquary, Panmela Castro, Anderson AC, Jamex e muitos outros.

Visitação do museu

De terça a domingo, das 10h às 18h

Av. Lafayete Coutinho, s/n - Comercio, Salvador - BA, 40060-110

Selecione um dos espaços ou exposições para saber mais (6)