Centro Cultural Solar Ferrão
O Centro Cultural Solar Ferrão é um espaço dinâmico de arte, cultura e memória, instalado em um dos mais importantes monumentos da poligonal do Centro Histórico de Salvador (CHS).
Considerada a “casa nobre” do Pelourinho, foi residência da família Maciel até 1756, quando passou a abrigar o Seminário dos Jesuítas. Entre 1793 e 1814, pertenceu a Pedro Ferrão, de quem herdou a atual denominação.
Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o casarão construído entre o fim do século XVII e início do XVIII possui seis andares e abriga a Galeria Solar Ferrão; o Museu Abelardo Rodrigues, que possui uma das coleções mais importantes de Arte Sacra do Brasil, datadas dos séculos XVII ao XX; a Coleção de Arte Africana Claudio Masella, que mostra a riqueza estética e a diversidade da produção cultural africana do século XX; a Coleção de Instrumentos Musicais Walter Smetak, suíço que marcou a história da música brasileira, influenciando movimentos como a Tropicália e a Coleção de Instrumentos Musicais Tradicionais Emília Biancardi com Centro de Referência para pesquisas.
O Solar Ferrão integra os espaços administrados pela Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), autarquia vinculada à Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA).
Visitação do museu
De terça a domingo, das 10h às 18h
Endereço
R. Gregório de Matos, 45 - Pelourinho, Salvador - BA, 40026-240
Telefone
(71) 3116-6743