Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica

Primeiro do gênero no Brasil, o museu atua nas áreas de azulejaria e cerâmica. Foi fundado em 1994 para preservar e expor o rico acervo organizado pelo ceramista alemão Horst Udo Knoff (1912-1994).

O Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica é o resultado da coleção particular do ceramista Udo Knoff (1912-1994), natural da Alemanha, radicado na cidade do Salvador, Bahia, desde o ano de 1952. Contendo peças de autoria do ceramista, além de azulejos dos séculos XVII ao XX de origem portuguesa, inglesa, francesa, holandesa, mexicana e belga, telhas vitrificadas, pratos, jarros e reproduções de azulejos antigos, o acervo do museu foi recolhido em grande parte de casas em processo de demolição no estado da Bahia.

Primeiro do gênero no Brasil, o museu atua nas áreas de azulejaria e cerâmica. Foi fundado em 1994 para preservar e expor o rico acervo organizado pelo ceramista alemão Horst Udo Knoff. Além do acervo de azulejos estrangeiros , reúne criações de representativos artistas locais como Jenner Augusto, Genaro de Carvalho, Eckenberger, Lênio Braga, Carybé, entre outros.

O imóvel no qual funciona o museu desde 1994, é uma construção do século XVIII. A partir de 2021, o espaço ganhou nova proposta expográfica. No andar térreo, a exposição “Udo Colecionador” reúne materiais referentes à arte da cerâmica e do azulejo na Bahia, a partir da coleção de Udo Knoff. Além de proporcionar uma visão cronológica e geográfica dos azulejos estrangeiros dispostos uma linha do tempo do século XVII ao XX, também exibe fotografias de painéis confeccionados pela oficina de Udo Knoff, fruto de projetos dele com artistas renomados do estado da Bahia. Também pode ser visto parte dos fragmentos de azulejos coletados na quarta etapa de restauração do Centro Antigo de Salvador na década de 90.

Visitação do museu

De terça a domingo, das 10h às 18h

Endereço

Rua Frei Vicente, 03, Pelourinho, Salvador.

Telefone

(71) 3117-6388

Selecione um dos espaços ou exposições para saber mais (2)