Museu de Arte da Bahia - MAB

O Museu de Arte da Bahia (MAB) foi criado em 1918, sendo inicialmente denominado Museu do Estado e funcionando como uma seção anexa ao Arquivo Público. Em 1931, seu acervo foi transferido para o Solar Pacífico Pereira, na Praça Dois de Julho (Campo Grande), no terreno que hoje abriga o Teatro Castro Alves.

Em 1946, foi para o Solar Góes Calmon, em Nazaré, atualmente sede da Academia de Letras da Bahia. No final dos anos 60, o museu também esteve presente no Convento do Carmo. Sob a direção do artista plástico Emanuel Araújo, em novembro de 1982, o museu foi inaugurado no Corredor da Vitória, onde se encontra até os dias atuais.

A atual sede possui referências históricas importantes, a partir da própria história da casa. No local existiu, no século XIX, o palacete do comerciante de escravos José Cerqueira Lima. Em 1858, o prédio foi vendido ao prof. Francisco de Almeida Sebrão para se tornar o Colégio São João. Em 1879, foi adquirido pelo governo para ser residência dos Presidentes de Província e, posteriormente, Palácio dos Governadores.

Na gestão de Góes Calmon, o antigo casarão, já em ruínas, foi demolido, dando início à uma nova construção para sediar a Secretaria de Educação e Saúde, inaugurada em 1927, onde trabalhou o educador Anísio Teixeira. A importante edificação, conhecida como “Palácio da Vitória”, foi enriquecida com vários elementos arquitetônicos de demolições de outros solares baianos, a exemplo da portada de arenito e jacarandá entalhada, datada de 1674, proveniente do Solar João de Matos Aguiar (situado na Ladeira da Praça); e do corrimão da escada, procedente do antigo Convento e Igreja de Santo Antônio do Paraguaçu, no Recôncavo Baiano, com suas colunas torneadas e figuras entalhadas, que atestam a arte da marcenaria do século XVIII.

O museu conta com três salas para exposições temporárias, um andar dedicado ao acervo permanente, auditório com capacidade para 150 pessoas e uma biblioteca com publicações de Arte e História. Também possui uma sala para oficinas e estacionamento. É vinculado ao Instituto de Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), autarquia da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBa).

Com o maior acervo museológico da Bahia, constituído por aquisições e doações, totalizando mais de 14 mil peças, abriga coleções de pinturas nacionais e estrangeiras, mobiliário, arte sacra, porcelanas orientais e europeias, cristais, prataria, leques, numismática, mapas e postais. Além das exposições, o museu também apresenta uma programação alinhada às novas tendências socioculturais, organizando ou acolhendo vários tipos de eventos, tais como: oficinas de arte, contação de história, bate-papo literário, palestras, recitais de música e poesia, espetáculos teatrais e feira agroecológica.

O museu guarda e expõe marcas do passado que remetem à história e à identidade da Bahia, ao mesmo tempo em que dialoga com as novas abordagens culturais presentes na sociedade, possuindo grande relevância no cenário artístico-cultural baiano e brasileiro. Nesse contexto, o MAB se configura como um espaço de educação e lazer, destacando-se como um dos principais equipamentos turístico-culturais do estado.

Visitação do museu

De terça a domingo, das 10h às 18h

Av. Sete de Setembro, 2340 - Corredor da Vitória, Salvador - BA, 40080-004

Selecione um dos espaços ou exposições para saber mais (9)