Museu do Recolhimento dos Humildes

Instalado no Convento de Nossa Senhora dos Humildes, em Santo Amaro, o Museu do Recolhimento dos Humildes conta uma história de cerca de 200 anos de devoção.

Fundado em 1808 e oficializado em 1817 como centro de educação feminino, o espaço foi criado para abrigar meninas órfãs, escravas, viúvas e filhas de senhores de engenho. Sob a guarda do clérigo, essas mulheres aprendiam sobre o catolicismo e afazeres domésticos. Em junho de 1980, o convento passou a abrigar o Museu do Recolhimento dos Humildes.

As imagens sacras delicadamente ornamentadas pelas recolhidas e o artesanato produzido por elas constituem a maior peculiaridade do acervo, composto também por cristais, pratarias, mobiliário, porcelanas, paramentos, rendas e alfaias (objetos litúrgicos). São cerca de 500 peças datadas do século XIX e tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 1995. Já o prédio é tombado como Patrimônio da Bahia pelo IPAC. O espaço possui um convênio de cooperação técnica com o IPAC que inclui a dinamização e conservação de seu acervo e a conservação do imóvel.

O Museu do Recolhimento dos Humildes é administrado por meio de um Convênio de Cooperação Técnica e Administrativa pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), unidade vinculada a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA). No momento, o acervo do museu vem passando por ações de conservação e restauração, enquanto isso no local vem sendo realizada uma série de atividades em parceria com diversas instituições de cunho educativo, cultural e social com a comunidade de Santo Amaro.

Visitação do museu

segunda a sexta, das 8h às 17h

Endereço

Praça Frei Bento, s/n, Santo Amaro (BA)

Telefone

(75) 99111-9075