Parque Histórico Castro Alves
Seja bem vindo ao Parque Histórico Castro Alves, onde nasceu o Poeta.
"Para que o frequentem em bandos os alunos dos colégios; para que o visitem em linha de turismo os forasteiros à cata da tradição e do pitoresco; para que o preservem as gerações e o Governo o defenda como por lei obrigado a defender o patrimônio cívico do povo!"
A volta de Castro Alves, Edvaldo Boaventura.
Localizado a 170 km da cidade do Salvador, em Cabaceiras do Paraguaçu (BA), o Parque Histórico Castro Alves – PHCA é uma unidade vinculada à Diretoria de Museus (DIMUS), do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultura da Bahia (IPAC), foi criado em 11 de fevereiro de 1971 como espaço museal de referência sobre a vida e a obra do poeta Castro Alves, pelo Decreto Estadual nº 22.268 e inaugurado em março de 1971, marcando o primeiro centenário da morte do poeta. Está situado na região do Recôncavo Baiano em uma área de 52.000m², parte da antiga Fazenda Cabaceiras, atual Município de Cabaceiras do Paraguaçu.
Além do Museu, o Parque abriga outros equipamentos tais como: Biblioteca, laboratório de informática, auditório Pedro Calmon, sala multimídia Dr. Copelo, refeitório, uma Fonte de água doce, um caramanchão intitulado Pouso de Adelaide, jardins e uma vasta área verde, dentro do cenário bucólico e aprazível às margens do Rio Paraguaçu. Abriga também a Escola Edvaldo Machado Boaventura (Com administração da Secretaria Municipal de Cabaceiras do Paraguaçu).
O Parque Histórico Castro Alves é um importante complexo de interação com a comunidade local, facilitada por ações empreendidas de dinamização e fortalecimento da identidade regional.
O público pode usufruir dos projetos socioeducativos como: Conhecendo as Nascentes; Sarau no Parque (música, poesia e arte nos finais de tarde); Brincando como no Tempo de Nossos Avôs; e Sopa de Letras (contação de histórias para crianças). Anualmente, o Parque também promove o Festival de Declamação de Poemas de Antônio de Castro Alves nas versões adulto e infantil.
Todos os anos, em 14 de março homenageamos o poeta Castro Alves na sua data de nascimento, mobilizando todo o Recôncavo Baiano, abrindo espaço para as manifestações culturais da Cidade, e também de outras localidades, permitindo o intercâmbio de informações. Dentre essas atrações têm-se: apresentação de dança, de grupos folclóricos, peça teatral, apresentações musicais, capoeira, samba de roda, declamações de poemas e diversas homenagens ao Poeta. Preservando a alma da "Eterna Mocidade", dando continuidade, resguardando a importância e a memória do expressivo poeta Antônio Frederico de Castro Alves.
O Parque Histórico Castro Alves, está aberto à visitação pública, com entrada gratuita, de terça-feira a sexta-feira das 9h às 12h e das 14h às 16h. Já aos sábados, domingos e feriados o Parque abre das 9h às 12h.
Visitação do museu
De terça a domingo e feriado, das 10h às 18h
Endereço
Praça Castro Alves, 106, Centro, Cabaceiras do Paraguaçu (BA)
Telefone
(75) 3681-1102, parquecastroalves@hotmail.com