Museu Carlos e Margarida Costa Pinto

O Museu Carlos Costa Pinto, inaugurado em 5 de novembro de 1969, é uma instituição cultural de natureza privada, sem fins lucrativos, que completou 50 anos de funcionamento ininterrupto.

Fruto da coleção do seu patrono Carlos Costa Pinto (1885-1946), a Fundação foi criada por sua viúva, Margarida de Carvalho Costa Pinto, doando a casa e o precioso acervo de artes decorativas, para a preservação da memória histórica e artística regional e nacional na Bahia. A sua missão é promover conhecimento a todas as pessoas em um espaço vivo de cultura, arte e entretenimento, a partir do seu acervo legado.

Seu acervo, um dos mais importantes do país, permanentemente exposto por temas, é constituído por mais de 3.000 peças pertencentes, em grande parte, às antigas famílias da aristocracia açucareira dos áureos tempos dos solares e engenhos baianos. Compreende as coleções de cristal, porcelana, mobiliário, ourivesaria, imaginária, ordens honoríficas, prataria, desenho, gravura, pintura e escultura, datadas do século XVII a meados do século XX. Destaque especial para a qualidade da numerosa coleção de prataria e as singulares joias de crioulas, o maior conjunto reunido em museus conhecido no mundo.

Visitação do museu

Seg, qua, quin, sex: 14:30 pm - 18:00 pm . Terça-feira: Fechado para manutenção. Sábados, domingos e feriados: Fechado

Endereço

Av. Sete de Setembro, 2490, Corredor da Vitória, Salvador - Bahia CEP.:40080-005