Porcelana
A porcelana foi criada na China durante a Dinastia Tang (618- 906 d.c.). Esse intrigante material fascinou todo o mundo. Os primeiros exemplares surgidos na Europa parecem ter sido trazidos pelo veneziano Marco Polo (século XIII). No séc. XVII, as Companhias das Índias foram fundadas impulsionando as importações. As primeiras coleções de porcelana se formaram e esse precioso material se tornou a grande moda.
Foi o historiador francês Jacquemart, no séc. XIX, quem classificou a porcelana chinesa por "familias" segundo os corantes dominantes na decoração: família azul, verde, resa, negra... A decoração também origina classificações como Macau, Mandarim, Folha de Tabaco... Há ainda as monocromas, cujo corpo não é branco: a marrom denominada Batavia (café-au-lait ou chocolate) e a azul escura (Powder-blue ou bleu-souffle).
Sob o nome de porcelana Companhia das Índias, porcelana de encomenda ou de exportação, é conhecida a porcelana destinada ao ávido mercado consumidor ocidental. Essas peças ao gosto europeu, podem apresentar motivos ou formatos ocidentais e monogramas ou brasões de seus encomendantes.
O enorme fervor que a porcelana despertou levou a incansáveis esforços para a descoberta do segredo da sua fabricação na Europa, No séc. XVIII o alquimista alemão Johann Friedrick Böttger (1682-1719), na fábrica de Meissen, tornou possível a porcelana europeia.