Marfim

O marfim é um material ósseo, proveniente principalmente das presas do elefante. Também é originário dos dentes do hipopótamo, caninos da morsa, chifre do narval e rinoceronte, além de presas de mamutes fossilizados. É encontrado principalmente na África e Ásia.

Maria Helena - Diretora do Museu

A Era dos Descobrimentos, iniciada no século XV, tendo à frente Portugal como a grande nação conquistadora de "novos" mundos possibilitou o contato com diferentes culturas e matérias- primas. Ao lado da conquista estava a Catequese, a conversão dos pagãos, a salvação de suas almas, que justificavam até mesmo os massacres e a escravidão.

A imaginária indo-portuguesa é o reflexo da junção da ideologia cristã católica expressa em matéria-prima (marfim) e estilo artístico orientais. Esses Cristos, Nossas Senhoras e tantos outros santos foram confeccionados principalmente em Goa, na Índia. Chegaram ao Brasil inicialmente através de missionários e tornaram-se um dos produtos que circulavam no mundo português. Originalmente eram policromados e dourados, conforme atestam os vestígios existentes em muitos exemplares. O modismo de séculos posteriores fez com que a maioria tivesse sua coloração retirada.

Para compor as imagens sacras eram confeccionados acessórios em ouro e prata, como coroas, resplendores, flâmulas, sandálias, etc.