Igreja de Santa Teresa

Construída pela Ordem religiosa dos Carmelitas Descalços nos últimos anos do século XVII, é dedicada a fundadora dessa Ordem, Santa Teresa de Jesus. De grande valor histórico e artístico, possui altares em estilo nacional-português (barroco) e estilo D. Maria I (neoclássico). O conjunto de altar e sacrário em prata pertenceram a Antiga Sé da Bahia.

Maria Helena - Diretora do Museu

A arquitetura da Igreja de Santa Teresa D’ Ávila é nitidamente de influência renascentista, com destaque para sua torre sineira ou expadaña e para sua imponente e erudita fachada com modenatura de erudito traço maneirista. Marcante também, as duas grandes volutas que ladeiam o corpo central e prenunciam o estilo barroco que marca definitivamente todo o século XVIII no Brasil.

Internamente, chamamos atenção para os confessionários integrados na própria arquitetura, como também para a elegante cúpula sobre pendentes no transepto da Igreja. No centro, entre as lápides em mármore com brasões, encontramos aquela pertencente a Edgard Rego Santos, fundador da Universidade Federal da Bahia e criador deste Museu. Falecido em 1962, seus restos mortais foram transladados para a igreja em 4 agosto de 1969.

A Igreja une-se ao convento através de um claustro de sóbrias proporções. Obra prima de bom gosto, o conjunto de arcadas em pedra de arenito e de gosto renascentista é formado por uma harmoniosa sequência de arcos sobre pilastras dóricas que sustentam a cimalha circundante.

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Obras selecionadas

Santa Teresa de Ávila; Altar-mor e sacrário; Anjos tocheiros
Santa Teresa de Ávila; Altar-mor e sacrário; Anjos tocheiros

Santa Teresa de Ávila; Altar-mor e sacrário; Anjos tocheiros

O altar-mor original da igreja foi retirado no período do Seminário Arquiepiscopal. Seu lugar foi, então, ocupado por duas obras-primas da ourivesaria baiana: o frontal de altar e o sacrário em prata do século XVIII, que pertenceram à capela do Santíssimo Sacramento da antiga Sé.

Ao lado do altar, dois grandes anjos-tocheiros, em madeira policromada e dourada, do século XVIII.

Acima, também em madeira policromada e dourada, avistamos a imagem de Santa Teresa de Ávilla, a quem esta igreja é dedicada. Vestida com o hábito carmelita ela simula escrever um de seus livros, sob a inspiração do Espírito Santo, simbolizado pela pomba.

SANTA TERESA DE ÁVILA
Madeira policromada e dourada / Século XVIII
Acervo – Arquidiocese de Salvador

ALTAR-MOR E SACRÁRIO
Prata / Século XVIII
Acervo – Arquidiocese de Salvador

ANJOS TOCHEIROS
Madeira policromada e dourada / Século XVIII
Acervo – Arquidiocese de Salvador

Capela e imagem da Nossa Senhora da Conceição
Capela e imagem da Nossa Senhora da Conceição

Capela e imagem da Nossa Senhora da Conceição

Em cada lado da nave da Igreja estão duas capelas em estilo barroco, douradas e decoradas com colunas salomônicas, querubins, cachos de uvas e pelicanos – elementos alusivos à Eucaristia. Na imagem, vemos a capela dedicada a Nossa Senhora da Conceição.

Altar
Madeira policromada e dourada / Século XVIII
Acervo – Arquidiocese de Salvador

Imagem
Madeira policromada e dourada / Século XVIII
Acervo - Museu de Arte Sacra da UFBA

Confessionários
Confessionários

Confessionários

Os quatro confessionários são integrados na arquitetura da igreja. Eles são revestidos de azulejos do século XVIII com figuras avulsas. Daqui os fieis se confessavam aos padres através de pequenas janelas de treliça. Os padres ficavam na parte interna do convento, em área próxima ao hall de entrada do Museu.

Capela Nossa Senhora das Mercês
Capela Nossa Senhora das Mercês

Capela Nossa Senhora das Mercês

Altar dedicado a Nossa Senhora das Mercês, sendo o mais antigo altar do Convento, datado do século XVII. Sua decoração utiliza temas nativos, exaltando a terra brasileira, por meio de guirlandas de cajus.

Altar
Madeira dourada / Século XVII
Acervo – Arquidiocese de Salvador

Imagem
Madeira policromada e dourada / Século XVIII
Acervo – Arquidiocese de Salvador

Altar de São José
Altar de São José

Altar de São José

O altar-mor está ladeado por dois belos altares em estilo Maria I, que pela qualidade da sua ornamentação fazem deles peças das mais representativas do neoclássico no Brasil.

Altar de São José
Madeira policromada e dourada / Século XIX
Acervo - Arquidiocese de Salvador

Imagem
Madeira policromada e dourada / Século XVIII
Acervo - Coleção particular

Túmulo de Edgard Santos
Túmulo de Edgard Santos

Túmulo de Edgard Santos

No centro da Igreja, entre as lápides em mármore com brasões, encontramos aquela pertencente a Edgard Rego Santos, fundador da Universidade Federal da Bahia e criador deste Museu. Falecido em 1962, seus restos mortais foram transladados para a igreja em 4 agosto de 1969.