A Escola Baiana de Pintura
Esta exposição é composta por telas dos 15 principais artistas provenientes da Escola Baiana de Pintura fundada, na segunda metade do século XIX, por José Joaquim da Rocha que é considerado o maior pintor baiano dos tempos coloniais.
Além de fundador, foi responsável pela formação de vários discípulos, com suas obras de temas religiosos e mitológicos, tais como: Teófilo de Jesus, considerado seu melhor discípulo e continuador, Franco Velasco, José Rodrigues Nunes, Cunha Couto...
Com a chegada a Salvador do pintor espanhol Miguel Navarro y Cañizares, em 1876, novas temáticas foram introduzidas na Escola Baiana de Pintura quando este começou a lecionar desenho e pintura no Liceu de Artes e Ofícios, tendo como discípulos: Manuel Lopes Rodrigues e Manuel Raimundo Querino. Em 1877, Navarro y Cañizares, em parceria com João Francisco Lopes Rodrigues, fundou a Academia que tempos depois se tornou a Escola de Belas Artes da Bahia, onde se formaram os principais pintores da Bahia: Manoel Lopes Rodrigues, Presciliano Silva, Alberto Valença, Mendonça Filho, Oseas Santos, Antônio Olavo Batista e Robespierre de Farias.
Espaço fechado à visitação presencial.