Alafiou: Alberto Pitta

Exposição inédita reúne cerca de 45 anos de produção do artista baiano e destaca a cultura afro-brasileira como eixo central de sua obra

Maria Helena - Diretora do Museu

Está em cartaz no Museu de Arte Moderna da Bahia a exposição Alafiou, mostra individual inédita do artista baiano Alberto Pitta, com curadoria de Daniel Rangel. Aberta ao público de novembro de 2025 a fevereiro de 2026, a exposição reúne cerca de 45 anos de produção, tendo a cultura afro-brasileira como eixo central da obra do artista.

Inspirada na máxima de Mãe Stella de Oxóssi – “o que não se registra, o tempo leva”-, Alafiou destaca o compromisso de Pitta com a preservação e a atualização de saberes tradicionalmente transmitidos pela oralidade, que em sua prática se transformam em imagem, grafismo e gesto. O título da mostra deriva de uma forma aportuguesada de aláfia, termo iorubano associado à abertura de caminhos e à prosperidade, ideia que atravessa todo o percurso apresentado.

A formação de Alberto Pitta é profundamente marcada pela vivência no candomblé. Filho de Mãe Santinha de Oyá, o artista construiu, desde os anos 1980, uma produção que transita entre desenho, colagem, design, figurino e instalação, articulando tradição e invenção.

Reconhecido pela atuação no carnaval de Salvador – com destaque para o Cortejo Afro, fundado em 1998-, Pitta consolidou uma estética que circula entre o sagrado e o profano. A exposição reúne diferentes linguagens e inclui trabalhos recentes apresentados em importantes mostras nacionais e internacionais, além de obras presentes em acervos institucionais no Brasil e no exterior, como o do MAM-BA.

Alafiou integra uma trilogia concebida pelo MAM Bahia a partir de 2023, dedicada a artistas baianos que ampliam o pensamento proposto por Lina Bo Bardi — arquiteta responsável pelo projeto do museu no Solar do Unhão — sobre a relação entre arte, cultura popular e contemporaneidade. A sequência teve início com J. Cunha e seguiu com Goya Lopes.

Com entrada gratuita, a exposição segue em cartaz no Museu de Arte Moderna da Bahia até fevereiro de 2026, com visitação de terça a domingo, das 10h às 18h. O MAM é um Museu administrado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia, unidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.