Horst Udo Enrich Knoff, nascido na Alemanha, na cidade de Halle, em 20 de maio de 1912, falecido a 7 de junho de 1994, na cidade de Salvador, Bahia, filho único de casal de fazendeiros – Erich Alfred Wilhem Knoff e Klara Vom Muller Knoff – estudava agronomia, quando se apaixonou por uma estudante de belas artes. Com o intuito de ficar perto da sua namorada, matriculou-se nesse curso. Como era proibido estudar em mais de uma faculdade, abandonou belas artes e graduou-se em agronomia.
No ano de 1948, Udo Knoff casou-se com a artista plástica Ivotici Becker Altmayer. Na década de 1950, transferiu-se para o Rio de Janeiro, onde trabalhou na Cerâmica Duvivier em Jacarepaguá. Tomou gosto pela expressão artística e matriculou-se em diversos cursos oferecidos pelo Museu de Arte Moderna, onde pôde experimentar diversas linguagens artísticas. Em 1952, a convite de Carlos Eduardo da Rocha, Udo Knoff foi a Salvador para expor uma produção de óleo sobre tela na Galeria Oxumaré e encantou-se pela cidade a ponto de mudar-se definitivamente. Abriu um ateliê de cerâmica na Avenida D. João VI, em Brotas que funcionava com cinco fornos para a queima das peças. Em seguida comprou um imóvel na mesma avenida, onde residiu até o fim da vida.
Em 1960, por indicação do Professor Mendonça Filho, foi contratado pelo Reitor Edgard Santos para lecionar cerâmica na Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia. Em meados do ano de 1968, interessou-se pela azulejaria antiga das fachadas dos casarões da cidade e passou a coletar azulejos de construções em demolição. Formou-se assim um rico acervo. Iniciou pesquisa e levantamento desse material e, em 1975, foi a Lisboa, Portugal, no intuito de coletar material para finalizar a pesquisa de azulejos da Bahia, no conhecido Museu Madre de Deus, hoje Museu do Azulejo. Com esse material publicou o livro “Azulejos da Bahia” em 1986. Udo participou do projeto de criação do museu, mas em junho de 1994, um mês após a abertura do museu, ele falece, deixando um seu legado para a cidade de Salvador.
Voltar para a página da exposição
Voltar para a página inicial