Bahia - o estado com a segunda maior população indígena no país

São hoje mais de trinta povos indígenas na Bahia, vivendo em cerca de 90 territórios, em mais de cinquenta municípios e mais de duzentas comunidades locais.

Maria Helena - Diretora do Museu

São hoje mais de trinta povos indígenas na Bahia, vivendo em cerca de 90 territórios, em mais de cinquenta municípios e mais de duzentas comunidades locais. Pelos dados do censo de 2022, a população indígena no estado é de aproximadamente 230 mil pessoas, o que inclui importantes segmentos indígenas fora de seus territórios, assim como autodeclarados indígenas em contextos urbanos. Atualmente, apenas o estado do Amazonas possui uma população indígena maior que a da Bahia.

A Bahia ingressou no século XX sem reconhecer nenhuma comunidade indígena. A partir de 1850, vários documentos oficiais haviam declarado não haver mais povos indígenas nos diversos territórios do estado. Um decreto de 1890 extinguiu a DIRETORIA DE ÍNDIOS DA BAHIA, oficializando a inexistência de qualquer população indígena. Nas primeiras décadas do século XX, alguns grupos rebeldes, liderados por "caboclos", tentaram processos de reconhecimentos, porém os movimentos foram reprimidos e seus líderes presos ou assassinados. Apenas na década de 1980, a partir dos movimentos indígenas de todo o país, no período da construção da Constituição Cidadã, que os indígenas da Bahia voltam a se reconhecer como tal - e não mais como "caboclos" - e retomam a conexão com suas identidades de povos originários.