Coleção de instrumentos musicais Emília Biancardi
Em permanente exposição no Centro Cultural Solar Ferrão, no Pelourinho, desde 2015, a Coleção de Instrumentos Musicais Tradicionais Emília Biancardi apresenta um acervo com mais de mil peças coletadas e recriadas nos cinco continentes, com destaque especial para os instrumentos indígenas brasileiros, além dos africanos e afro-brasileiros, colecionados ao longo de mais 40 anos pela etnomusicóloga e pesquisadora baiana que dá nome à coleção. Espaço fechado temporariamente à visitação, em processo de requalificação.
Doada ao Estado da Bahia em 2011, a exposição é uma das mais expressivas que se têm notícia, sobretudo no que se refere à memória dos índios brasileiros. “Aqui encontraremos um pouco da diversidade e legado cultural dos grupos formadores de nossa cultura, por meio dos instrumentos musicais e de sua musicalidade”, disse a etnomusicóloga.
A música é uma forma de expressão artística universal. Desde a Antiguidade, baseado em sua vivência com a natureza, o homem busca produzir sons e criar melodias, às vezes, utilizando o próprio corpo como um instrumento repleto de possibilidades musicais. É ele que manipula materiais e cria os primeiros instrumentos musicais de corda, o monocórdio; de sopro, a flauta e de percussão, o tambor.
As experimentações e o aprimoramento deram origem a novos instrumentos. Alguns se perpetuaram, outros foram relegados. Semelhanças e particularidades marcam cada instrumento musical, cuja sonoridade, formato, material, técnica construtiva e modo de tocar expressam identidade, tradição, valores, crenças, sensações, enfim, a alma dos povos. Além disso, criações e recriações refletem modos de viver, conexões e trocas culturais estabelecidas através dos séculos.
Muitas vezes, histórias são fragmentadas, memórias são silenciadas. Assim, as origens, as autorias e os percursos dos objetos são esquecidos. Esta Exposição busca apresentar algumas dessas histórias, por meio de uma parcela de instrumentos musicais tradicionais que integram a coleção Emília Biancardi, aqui dividida em três módulos temáticos: Instrumentos Musicais do Mundo, Instrumentos Musicais Indígenas e Instrumentos Musicais Africanos e Afro-Brasileiros.
Uma oportunidade para explorar a capacidade criativa do homem e o conceito de circularidade refletido na frase "Aqui e lá, de tudo há" da folclorista baiana Hildergardes Viana, citação recorrente feita pela colecionadora Emília Biancardi e que marca a sua própria pesquisa, coleta e recriação de instrumentos musicais.
Espaço fechado temporariamente à visitação, em processo de requalificação.
Espaço fechado temporariamente à visitação, em processo de requalificação.