Fatumbi

A Fundação Pierre Verger tem o prazer de convidar para a inauguração da exposição Fatumbi, no Museu de Arte da Bahia (MAB), em Salvador, no dia 29 de agosto, às 17h, como parte da Temporada França-Brasil 2025.

Maria Helena - Diretora do Museu

A mostra, inédita, propõe duas narrativas que se entrelaçam. Por um lado, apresenta fotografias feitas por Verger no Nordeste do Brasil, no Benim e na Nigéria entre os anos 1940 e 1970: registros poéticos, históricos e sensíveis das culturas e religiões afro-baianas, afro-pernambucanas e de suas raízes africanas.

Por outro lado, por meio de trechos de entrevistas, correspondências e documentos inéditos, o público poderá conhecer os caminhos que levaram Verger a ser iniciado e renascer como Fatumbi — “aquele que renasceu pelo Ifá”.

O percurso expositivo começa com a chegada de Verger ao Nordeste do Brasil e segue para o Benim, onde o fotógrafo é iniciado e depois se torna um mensageiro entre os continentes.

Com a curadoria de Alex Baradel e Emo de Medeiros, a exposição reúne mais de cem fotografias, documentos e materiais inéditos, além da série FatumbIA, do artista franco-beninense Emo de Medeiros, que reinterpreta símbolos do Fá através da inteligência artificial.

?? Museu de Arte da Bahia

?? 29 de agosto, 17h – Abertura

Visitação até 30 de novembro

Terça a Domingo das 10h às 18h